sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Perigos da Internet



Uma das primeiras perguntas que os adolescentes fazem ao entrar no Laboratório de Informática é "Pode entrar no Orkut?". E aí?Qual será a sua resposta?E a justificativa para sua posição? Considerando todos os fatores exponha sua opinião e discuta com o grupo o assunto.

15 comentários:

  1. Já deu pra perceber que o orkut veio pra ficar.
    Nós professores, não podemos desconhecer essa ferramenta, ela faz parte do dia-a-dia de nossos alunos, devemos aproveitá-la ao máximo e usá-la a nosso favor.
    Não vejo diferença entre o orkut e outros ambientes virtuais, o problema é o uso sem orientação e sem acompanhamento de pessoas que tenham maturidade para orientar as discussões.
    Durante conversas com nossos alunos é certo escutarmos,também, perguntas como: " Professora, você tem orkut? E MSN? Me adiciona?
    Então!!!!
    Que tal criarmos comunidades no orkut para discutirmos questões pedagógicas, postagens de conteúdos, atividades???
    Se essa ferramenta pode despertar nos alunos um estímulo para o processo de aprendizagem, por que abrir mão?
    Sei que não é tão fácil assim, mas é assim que penso....

    ResponderExcluir
  2. Os conselhos acerca do uso da internet devem ter sua base na família. Mas, certamente que, a escola pode e deve reforçar sobre a questão da segurança através da promoção de debates e informações a partir de entrevistas, notícias reais...
    Não adianta proibir os alunos de acessarem o orkut e não dar condições para que eles possam compreender os perigos por trás de algumas atitudes, como: passar dados pessoais para desconhecidos, dar infromações sobre os locais onde costuma frequentar, etc
    O orkut pode ser uma ferramenta didática interessante e cabe ao professor, dar os limites estipulando regras.

    ResponderExcluir
  3. Complicado, sou a favor do uso desde que seja com orientação, principalmente na escola. Concordo com a Claudia quando diz que devemos usar essa ferramenta a nosso favor!
    Na atualidade os pais precisam trabalhar e a maioria das crianças ficam só. Estando no computador é "cômodo" para os pais, pois é melhor um filho em casa do que na rua. Por isso temos que orientá-los, visto que eles estão muito além em se tratando de net.

    ResponderExcluir
  4. É, infelizmente muitas pessoas, principalmente os jovens, ainda não perceberam que o uso inadequado da internet pode trazer grandes consequências. E o seu uso correto pode trazer uma enorme facilidade para o conhecimento e para a pesquisa em qualquer setor e sobre qualquer assunto. Acredito que esse deve ser um tema trabalhado na escola, já que a família tão ocupada esquece desses detalhes.

    ResponderExcluir
  5. A internet é um veículo indescritível de informação, nem sempre confiáveis e verdadeiras, porém não deixam de ser informação e aprendizado para quem dela tira o melhor proveito. O papel o professor é cultivar no aluno, entre outras tarefas, a da descoberta, da busca afim de tirar o melhor proveito das informações coletadas e ao mesmo tempo informar sobre perigos que podem ocorrer de informações falsas.
    O professor pode fortificar os ensinamentos familiares do aluno mostrando que não estão proibindo e monitorando o uso da internet apenas por implicância e sim por responsabilidade com a criança/adolescente. Informar, mostrar vídeos onde os perigos da internet se fazem presente, de uma forma clara e sem reservas ou preconceitos, possibilitando a criança/adolescente criar um vínculo de confiança entre professores/alunos, minimizando com isso esses perigos e até crimes gravíssimos que estão a cada dia mais freqüentes em nossa sociedade.

    ResponderExcluir
  6. É fundamental que a escola oriente os alunos ao uso consciente da internet, mesmo porque, muitos de nossos alunos ainda não têm acesso à mesma em casa. Fica assim, difícil a orientação pelos pais, sendo que muitos deles não sabem fazer uso dessa nova tecnologia e, muitas da vezes, são os filhos que ensinam seus próprios pais. Por isso, eles devem aprender na escola os prós e os contras ao acessar este veículo de informação e comunicação tão poderoso.

    ResponderExcluir
  7. Concordo com a preocupação dos pais e educadores, pois o uso indevido do msn, orkut e outros meios que a criança e o adolescente utiliza para se comunicar e fazer novos amigos, os quais não conhece a metade, é muito perigoso.
    O vídeo que vimos nos mostra que existe uma grande ameaça para a segurança de nossas crianças, então cabe aos pais e nós educadores estarmos orientando e alertando para os pergos que correm ao se exporem sem ter uma certa cautela e conhecimento da dimensão que pode tomar.
    Concordo que devemos deixar os alunos navegarem na net e no orkut, mas deveremos orientar e redobrar nossas atenções para que não aconteça algo que possamos ser responsabilizadas.

    ResponderExcluir
  8. O uso da internet é extremamente comum nos dias atuais.A maioria dos nossos alunos tem acesso a internet e a utilizam em suas casas,mas sem o minimo de acompanhamento dos seus familiares,que muitas das vezes nada sabem sobre o assunto.Muitos ainda frequetam as lan houses,correndo o risco de outros perigos.Partindo dessa ideia,cabe a escola ser o local apropriado para fazer esta intermediação aluno x internet x professor orientador.

    ResponderExcluir
  9. A internet é uma realidade que já está incorporada no nosso dia-a-dia e não podemos ignorá-la. Junto com a internet veio o orkut, msn e outros e não vejo como proibir os alunos de usá-las. Devemos criar estratégias para trabalhar as questões do cotidiano utilizando essas ferramentas de forma instigadora pois os alunos estão sempre querendo novidade.A liberdade deve ser vigiada e sempre que possível devemos orientá-los para que façam uso das informações com responsabilidade.Não dando informações pessoais como: telefone, endereços, nomes dos familiares, locais que costuma frequentar...

    ResponderExcluir
  10. A internet é um veículo de comunicação excelente,mas perigosa quando não se faz bom uso.
    Acho que os jovens de um modo geral não tem maturidade para fazer bom proveito.Por isso precisamos estar sempre atentos e orientando nossos alunos para que utilizem melhor essa ferramenta e alertando-os dos perigos que já foram comentados.

    ResponderExcluir
  11. A utilização da internet, é um veículo de comunicação muito atraente e importante nos dias de hoje, mas é preciso estabelecer regras e impor limites quanto a sua utilização. Os professores precisam estar atentos, e orientar os alunos para que possam usufruir deste meio de comunicação, com muita responsabilidade.

    ResponderExcluir
  12. A internet atrai a todos,porém devemos estar atentos aos perigos nela contidos. Para isso é preciso que pais e professores esclarecam seus filhos e alunos, mostrando-lhes como utilizar este meio de comunicação com responsabilidade, para que não corram perigo diante dos muitos que nela estão contidos.

    ResponderExcluir
  13. A internet está presente na vida das crianças desde muito cedo. Os pais nem sempre acompanham o que seus filhos estão acessando por diversos motivos.
    Assim a escola fica cada vez mais com o compromisso de preparar seus alunos, disponibilizando professores a fim de dar orientações que alertá-los para os perigos do seu uso.

    ResponderExcluir
  14. Sou a favor do uso da Internet com orientação em casa e na escola. Até Bil Gates um dia deu uma entrevista onde dizia que seu filho(a) tinha direito de ficar por volta de trinta minutos na internet com supervisão. OA Internet deverá ser usada com segurança pois seu uso incorreto poderá trazer consequencias desastrosas .
    Seu uso correto facilitará as pesquisas escolares nos fornecendo informações e conhecimento e com isso nos ajudando nas pesquisas diversas.
    Os alunos deverão aprender na escola os prós e os contras do uso dessa ferramenta para poder enriquicer as informações e conhecimento que estão sendo tr5abalhados na escola.

    ResponderExcluir