terça-feira, 20 de outubro de 2009

O PAPEL DO PROFESSOR DE INFORMÁTICA

O Coordenador (professor) do Laboratório de Informática
...para introduzir a Informática na escola, não basta ter um laboratório equipado, professores treinados e um projeto pedagógico. A experiência mostra que sem a figura do coordenador de Informática o processo “emperra”. Mas quem é esta pessoa? E por que ela é tão importante?
Peça principal do processo, ele não deve ter apenas uma formação técnica. Muitas escolas contratam técnicos pelo seu baixo custo. Esse profissional deve ter uma formação pedagógica, uma experiência de sala de aula. Não necessita ser um pedagogo, mas que tenha um envolvimento com o processo pedagógico. Deve ser capaz de fazer uma ponte entre o potencial da ferramenta (software educativos) com os conceitos a serem desenvolvidos.
O coordenador não é apenas um facilitador, mas o coordenador do processo, ele deve perceber que o momento de mudar de etapas e de propiciar recurso necessários paraimpulsionaras engrenagens do processo, como por exemplo: a formação de professores e recursos necessários, como softwares.
O coordenador de Informática dever estar atento e envolvido com o planejamento curricular de todas as disciplinas, para poder sugerir atividades pedagógicas, envolvendo a Informática. Entretanto, sem apoio da coordenação ou da direção, não terá força para executar os projetos sugeridos.
Em resumo, o coordenador de Informática deve:

-ter uma visão abrangente dos conteúdos disciplinares e estaratento aos projetos pedagógicos das diversas áreas, verificando sua contribuição;
-conhecer o projeto pedagógico da escola;
-ter uma experiência de sala de aula e conhecimento de várias abordagens de aprendizagem;
-ter a visão geral do processo e estar receptível para as devidas interferências nele;
-perceber as dificuldades e o potencial do professores, para poder instiga-los e ajuda-los;
-mostrar para o professor que o Laboratório de Informática deve ser extensão de sua sala de aula e esta deve ser dada por ele enão por uma terceira pessoa;
-pesquisar e analisar os softwares educativos;
-ter uma visão técnica, conhecer os equipamentos e se manter informado sobre as novas atualizações
-estar constantemente receptível a situações sociais que possam ocorrer .

Leiam o texto completo: http://www.clubedoprofessor.com.br/artigos/artigojunio.htm

15 comentários:

  1. Acredito que o papel do Professor de Informática Educativa é o de guiar o processo de ensino-aprendizagem por intermédio das ferramentas
    das novas tecnologias, explorando-as ao máximo, com criatividade, mudança, dinamização e principalmente envolvimento do aluno na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  2. O papel do professor de informática,é proporciona uma interatividade, entre professores e alunos de maneira que trabalhe os conteúdos de forma mais criativa, ou seja, trabalhando com as ferramentas tecnológicas.
    Angelice.

    ResponderExcluir
  3. 0 papel do professor de informatica e orientar o aluno no uso da tecnologia na escola desenvolvendo o planejamento de acordo com as disciplinas e as praticas pedagogicas.O laboratorio de informatica deve funcionar como a extensao da sala de aula, de forma que o aluno aprenda os conteudos curriculares utilizando novas ferramentas da tecnologia.

    ResponderExcluir
  4. O professor de Informática Educativa não deve sr confundido com um instrutor de Informática.
    Ele deve estar envolvido com a proposta pedagógica da escola.

    ResponderExcluir
  5. Não podemos deixar de associar tecnologia à educação. Uma está ligada a outra, pois é o mundo atual. O professor deve levar o aluno a pensar no uso dessas tecnologias relacionando-as a sua vida e ao seu futuro.

    ResponderExcluir
  6. O papel do professor de Informática Educativa é contribuir para a aprendizagem significativa dos alunos, de maneira interdisciplinar, de acordo com os projetos pedagógicos da escola, inovando sempre e fazer uso das ferramentas tecnológicas para tornar as aulas mais dinâmicas e atrativas, despertando assim, o interesse e participação dos alunos em busca de novos conhecimentos.

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. O papel do professor de informática é colaborar no trabalho da aprendizagem junto aos professores, buscando atividades diversificadas, modernas e atualizadas a partir das ferramentas disponíveis com uso do computador. Mostrar a alunos e professores a necessidade desse recurso tecnológico como facilitador no processo ensino-aprendizagem.

    ResponderExcluir
  9. Eu acho que o professor tem papel fundamental no processo de aprendizagem com a utilização da tecnologia da informática, pois o universo das informações se estendeu e nossos alunos têm uma facilidade muito grande em interagir com a tecnologia.
    É papel do professor de informática selecionar as informações para que elas tenham significado para os alunos e utilizar o computador como ferramenta para desenvolver atividades que tornem suas aulas mais dinâmicas.

    ResponderExcluir
  10. O professor deve estimular a autoestima e a cooperação do grupo, usar os recursos tecnológicos para trabalhar com projetos ou temas educativos articulados com os
    conteúdos pedagógicos,somando conhecimentos do aluno para colaborar com sua aprendizagem.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. É importante salientar que o prof da informática educativa não só precisa estar envolvido nas práticas pedagógicas da escola, mas que esse profissional tem a sua responsabilidade ampliada a partir do momento em que percebe e vivencia as questões pedagógicas sob diversos ângulos. Lida com diversas turmas e consequentemente com diversos saberes e compreensões. Direciona a ação ao uso de novas tecnologias, mas associado a isso precisa se respaldar com outros conhecimentos para atender a esse alunado, precisa ampliar seus saberes pois, estará lidando com turmas de diversas séries.

    ResponderExcluir
  13. O papel do professor de informática é contribuir para a aprendizagem dos alunos de uma maneira mais atraente através de atividades diversificadas, tornando assim às aulas mais dinâmicas. Tem também a importante função de selecionar informações que tenham relação com o contexto pedagógico da escola.

    ResponderExcluir
  14. Através da tecnologia o professor de Informática educativa, deverá ter como objetivo levar o aprendente a um aprendizado prazeroso, despertar o desejo de aprender através das ferramaentas disponíveis e de atividades planejadas de forma eficaz e criativa. Este processo deverá despertar o prazer de ensinar no professor e o prazer de aprender do aluno.

    ResponderExcluir
  15. Um texto muito interessante, onde mostra de forma clara o verdadeiro papel do professor, que se atenta mais pela parte pedagógica que a técnica. E ainda sugere a mediação do professor, para que as atividades ajude a construir uma educação reflexiva onde o aluno perceba esses recursos tecnológicos como um mais uma ferramenta no processo educativo.

    ResponderExcluir